Entenda como a meditação pode ajudar no seu dia a dia

Por hábito, muitos ligam o “piloto automático” e não observam como a correria do dia a dia pode desgastar a saúde física e mental. Mas, aos poucos, os sinais de desgaste vão surgindo, com dores de cabeça, estresse e irritabilidade, entre outras inúmeras complicações. Antes de forçar muito o motor conhecido como corpo até ele parar, dedique alguns minutos para você e veja como a meditação pode contribuir para eliminar esses problemas da sua vida, além de ajudar com a melhora da concentração e do foco.

Prática milenar, a meditação ganha a cada dia mais espaço no mundo ocidental. Afinal, descansa a mente e o corpo. Além disso, o praticante consegue controlar as emoções, aumentando o poder de concentração e reduzindo o estresse e a hiperatividade.

Os benefícios são conhecidos há muitos anos na cultural oriental e, atualmente, comprovados por estudiosos do mundo ocidental. No Brasil, a meditação faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Disponível no SUS, a ação do Ministério da Saúde conta com o respaldo da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Benefícios

O estresse está relacionado com o surgimento de diversas outras doenças. Pesquisa desenvolvida por universidade do Estados Unidos por exemplo, demonstra que a meditação foi capaz de diminuir 40% das consultas médicas.

Entre os benefícios, a prática ajuda a reduzir a ansiedade e combater depressão e estresse. Além disso, melhora a respiração e a qualidade do sono dos praticantes.

Para quem pensar que apenas trabalhar mais trará melhores resultados, é melhor parar alguns minutos para refletir. Afinal, a meditação aumenta também a concentração, atenção e a memória.

Como praticar?

Existem diversas técnicas para meditar. Alguns utilizam mantras, outras priorizam o silêncio. Dessa forma, o ideal é o praticante encontrar o método que mais se identifique, já que os caminhos podem ser diferentes, mas os resultados são os mesmos, contribuindo para o equilíbrio do organismo.

Contar com a ajuda de um profissional é importante para conhecer as técnicas e praticar corretamente, aproveitando assim todos os benefícios. Alguns aplicativos também ajudam nessa tarefa, apresentando diariamente um passo a passo para a pessoa aprender e conseguir meditar perfeitamente.

A prática deve ser uma atividade prazerosa. Entenda que a meditação não é desligar a mente. Para dar início, escolha um ambiente agradável e fique em uma posição confortável, com a postura alinhada. A respiração é muito importante nesta jornada Portanto, tente eliminar outros pensamentos e concentre-se apenas na respiração, inspirando profundamente e soltando o ar lentamente.

Existem diversas técnicas de respiração que são indicadas na meditação. Outro fator importante: não fique preocupado em acertar tudo no início. É normal não conseguir focar a atenção na respiração e se deixar levar por outros pensamentos. Aos poucos a sua concentração aumentará e você conseguirá aproveitar cada vez mais os benefícios da meditação.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Siga-nos e curta: