Dificuldade de aprendizagem: saiba como identificar e tratar

Segundo Silvia Ciasca, a dificuldade de aprendizagem é compreendida como uma “forma peculiar e complexa de comportamentos que não se deve, necessariamente, a fatores orgânicos e que são, por isso, mais facilmente removíveis”. Ela ocorre em razão da presença de situações negativas de interação social. Caracteriza-se, fundamentalmente, pela presença de dificuldades no aprender, maiores do que as naturalmente esperadas para a maioria das crianças e por seus pares de turma e é, em boa parte das vezes, resistente ao esforço pessoal e ao de seus professores, gerando um aproveitamento pedagógico insuficiente e autoestima negativa.

Em relação à sua origem, a dificuldade de aprendizagem, DA, se deve, em geral, a uma multiplicidade de fatores. São exemplos dessas situações:

– As perturbações emocionais derivadas de mudanças, perdas na vida da criança ou de sua família;
– Desorganização na rotina familiar, excesso de atividades extracurriculares, pais muito ou pouco exigentes;
– Envolvimento com drogas, álcool;
– Efeitos colaterais de medicações que causam hiperatividade ou sonolência;
– Situações escolares de inadequação metodológica ou situações de bullying.

O diagnóstico das dificuldades de aprendizagem envolve interdisciplinaridade em pelo menos três áreas: Neurologia, Psicopedagogia e Psicologia. A intervenção, em geral, cabe ao psicopedagogo, que é um especialista em aprendizagem humana e suas desabilidades.

Embora as dificuldades de aprendizagem não devam ser encaradas como se fossem problemas permanentes, é imperioso que pais e professores estejam atentos para identificar sinais de persistência dos sintomas e encaminhar as crianças e jovens ao diagnóstico. No mínimo, evitam-se a ansiedade e a frustração da criança e o comprometimento de todo seu rendimento escolar.

Adaptado do texto “Dificuldades no aprender”

*Maria Irene Maluf é especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Neuroaprendizagem. Foi presidente nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp (gestão 2005/07). É editora da revista Psicopedagogia da ABPp e autora de artigos em publicações nacionais e internacionais. Coordena o curso de especialização em Neuroaprendizagem.

Fonte: psiquecienciaevida

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