Armadilhas do Ego

SEJA MELHOR. SEJA ESPIRITUAL. SEJA EVOLUIDO.

ARMADILHAS DO EGO!!!!

“Ser melhor” , ” Ser pior”. Quem em mim pensa isso? Quem em mim sente isso? Quem em mim busca isso? Quando olhamos com olhos generosos e COM-PAIXÃO veremos que o sentido de querer ” Ser melhor” é uma fantasia. Todo o nosso ser, absolutamente todo o nosso ser, já é um herança espiritual perfeita.

Na grande maioria das vezes o que está por trás do desejo desenfreado de querer ” Ser melhor” , ” Ser top” , é a necessidade de mudar o estado emocional interior. No fundo, no fundo o que eu busco nesta corrida é me sentir de outra maneira.

As transformações que buscamos só podem acontecer girando a chave interior que lapida e desperta a nossa verdadeira força interior: A nossa essência. O externo é apenas uma extensão das transformações íntimas que realizamos.

Eu vivo trabalhando dialogicamente com meus clientes essa consciência sistêmica de que não somos a nossa idade. Temos uma idade. Não somos o nosso corpo. Temos um corpo. Não somos a nossa personalidade. Temos uma personalidade. Qual a expressão essencial do nosso ser? Não é ser melhor. Já somos, em essência, o melhor ser! Já somos perfeitos. Por trás do “SEJA MELHOR, “SEJA EVOLUIDO” e por trás de nossas instâncias psíquicas há uma essência mais profunda que revela a real grandeza de quem somos. Não somos escravos de melhoramentos. A nossa personalidade, nossos sentimentos, como agimos, nossas atitudes, não é quem somos. São apenas nossas estratégias de sobrevivência. Nossas proteções ao lidar com a imensidão e os mistérios da vida. Cautela com os discursos de autodesenvolvimento, de melhoramentos de quem somos, de crescimento pessoal, da mercadologia do autoconhecimento.

O autoconhecimento é um portal de ampliação de consciência, de centramento existencial, muito bem vindo a jornada, quando alinhado à nossa essência e com nossos propósitos de vida. Em essência, já somos o “melhor quê” de nós mesmo. Não somos as nossas experiências, as nossas histórias, os nossos aprendizados. Somos essêncialmente AMOR! Quem se melhora para os outros e a sociedade é a persona, as máscaras, as nossas proteções, o ego. A nossa essência não é afetada, por mais desafios, traumas e dificuldades que a vida humana nos imponha. Ela ( A essência) só aguarda um DESPERTAR.

Como diz Domingos Cunha: [ Quanto se trata de autoconhecimento e melhoramentos] ” Não acredito em quem ainda não partiu e Também em quem já chegou. Quem ainda não partiu está apenas adormecido e quem acha que ja chegou está enganado. Autoconhecimento só pode ser um caminho”. Um caminho do despertar! A obra de arte já existe em si mesma. O autoconhecimento é apenas o processo de lapidação. Caminhemos com aquilo que já somos e com aquilo que já temos! O neoliberalismo intelectual adora causar em nós sensações e necessidades desnecessárias.

Por Sérgio Batista, psicólogo da Cuidarte

(CRP21/01373)

Siga-nos e curta: