Adotar um cachorro faz bem para a saúde

Adotar um cachorro é muito mais do que conquistar um amigo leal, trazendo responsabilidade, alegria e amor para a sua vida. Já é comprovado cientificamente que o ato faz bem fisicamente para o corpo. Aliás, pesquisas já registraram melhora em pacientes cardíacos

Além disso, estudos apontam que pessoas que adoraram um animal de estimação reduziram o colesterol com mais facilidade, assim como o nível dos triglicérides. Dessa forma, as chances de ataques cardíacos diminuem.

Atividade física

O simples fato de levar o cachorro para passear todos os dias já ajuda a eliminar o sedentarismo. Aliás, o ato elimina a desculpa da falta de motivação para a prática de atividade física, pois se transforma em uma atividade prazerosa.

O fato de passar mais tempo com o amigo também ajuda a tratar sintomas de ansiedade e depressão. Isso porque aumentam os níveis de serotonina, responsável pela sensação de prazer. Além disso, as pessoas costumam adquirir mais paciência, evitando assim perder o equilíbrio emocional em situações estressantes do dia a dia.

Felicidade

O ato de possuir um companheiro de quatro patas em casa também é responsável por promover a felicidade, arrancando sorrisos diariamente com mais facilidade. Imagine a cena: ao chegar em casa, após um dia estressante de trabalho, o seu cachorro te recepciona na porta transbordando felicidade. Essa troca combina fatores que deixam os seres humanos mais amorosos.

Por falar nisso, um animal de estimação traz benefícios também para quem mora sozinho. Afinal, não tem nada melhor para sua saúde do que saber que aquele amigo estará ao seu lado em todos os momentos sempre oferecendo muito amor.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Siga-nos e curta: