Saiba se você é um viciado tecnológico

codevasf
O tema foi abordado pela psicóloga Kislley Sá na semana de qualidade de vida da Codevasf

Estamos sempre cercados de tecnologia. Computadores, tablets e smartphones fazem parte do nosso dia a dia e muitas vezes nos ajudam a executar atividades como compras, pagamentos ou até conversar com amigos distantes facilitando algumas atividades diárias, mas e quando começamos ficar dependentes destas tecnologias?

Na última quinta-feira (26), a coordenadora da Clínica Cuidarte, a psicóloga Kyslley Sá Urtiga, ministrou a palestra Dependência Tecnológica: Vícios em tecnologia: Internet, celulares e jogos eletrônicos na Codevasf.

A palestra foi uma das ações realizadas pela instituição durante a Semana da Qualidade de Vida.

Na palestra Kyslley apontou os sintomas que podem ser vistos em quem sofre de dependência tecnológica como ansiedade para ligar aparelhos, verificar o recebimento de mensagens, eletrônicas e e-mails e bater recordes em jogos.

A psicóloga também apontou que tipo de consequências físicas e emocionais podem acometer dependentes da tecnologia. Tremedeiras, comprometimento da postura, lesões por esforço repetitivo são alguns dos problemas físicos que podem ser desenvolvidos.

Já incapacidade de concentração, angústia por estar longe do aparelho que causa o vício, sentimento de impotência, comprometimento da vida social fora da rede são exemplos de problemas que podem comprometer a estabilidade emocional.

Outro ponto tratado na palestra foi a questão do bullying virtual, ou cyber bullying, que são agressões cometidas no âmbito virtual e são igualmente ofensivas e devastadoras.
“As tecnologias foram criadas para serem usadas a nosso favor e não contra nós mesmos. Assim sendo, a qualidade do uso destas tecnologias depende das escolhas que fazemos!”, destaca Kyslley.

Por Letícia Lustosa – Especial para o site da Cuidarte
Foto: Assessoria de Comunicação da Codevasf