O que é felicidade?

A felicidade é como uma árvore: necessita de um cuidado com o solo, preparo de nutrientes férteis, regar, observar a quantidade de sol que bate nas folhas…até criarmos condições de brotar, de florescer…

Apesar de a felicidade ser fruto de uma relação, a responsabilidade de ser feliz é uma escolha e condição individual. Não cabe a nós carregar sobre nossos ombros a responsabilidade de fazer o outro feliz.

Quando não somos um empecilho para a felicidade do outro, isto já nobre e suficiente. A escravidão básica, a culpa e ansiedade se instalam quando nos tornamos responsáveis pela felicidade da outra pessoa.

A felicidade real pertence à relação EU-EU, sempre que procurar e se responsabilizar pela própria felicidade. O que isso significa, Sérgio?. Quanto mais você procurar a sua felicidade, mais ajudará os outros a serem felizes. Você precisa criar uma atmosfera de felicidade a sua volta.

“Uma pessoa que está profundamente interessada em sua felicidade, sempre estará interessada também na felicidade dos outros, mas não por causa deles” insiste Osho.

Para que você esteja saudável, não poderá viver entre enfermos e rodeados de uma atmosfera doentia. É impossível. É contra a lei da natureza. Por isso insisto em meus trabalhos terapêuticos: ajudo as pessoas a construírem um olhar de gentileza, gratidão e responsabilidade pela relação de felicidade consigo mesmas.

Finalizo com essa provocação: quando se tem felicidade, pode se compartilhar, quando não se tem, como compartilhar?

🦧Este post fez algum sentido para você???

Por Sérgio Batista, psicólogo da Cuidarte.