Filmes e Psicologia

Ver um bom filme no cinema ou na TV, por si só, é um ótimo programa. As obras cinematográficas não valem por uma terapia com um profissional capacitado para isso, mas elas tratam de temas que tocam o nosso íntimo e nos possibilitam descortinar reflexões sobre os mais variados assuntos.

Amor, casamento, perdas, luto, separação, violência, solidão, felicidade, partilha, compulsões e sonhos são alguns deles. Pensando em possibilitar o enriquecimento de reflexões, sugerimos alguns títulos que tratam de assuntos ligados às nossas emoções e que podem ser vistos com um olhar da psicologia.

 

“Acho que é uma função digna do cinema mostrar o homem ao homem”

Glauber Rocha

O Fantástico Destino de Amelie Poulian

Temática: Relações interpessoais, resiliência, gentileza, projeto de vida. O filme emociona pela sensibilidade e leveza. A história é envolvente e extremamente doce, trata inclusive da magia de cozinhar para relaxar e para quem se ama, colocando toda a energia nesse ato de cozinhar.

Gênero: Drama

Resumo: O filme fala sobre Amélie Poulain, uma jovem que se mudou pra Paris depois de achar uma caixinha de recordações perdidas e começou a ajudar as pessoas com pequenos gestos.

———————–

Salomé

Temática: histórias da bíblia, dança do ventre, sedução, traição. O filme é interessante para quem se interessa por história. A cena clássica da dança de Salomé faz uma ponte com a dança do ventre, que além de ser hoje atividade física praticada por muitas mulheres é também uma psicoterapia corporal e está ligada a psicossomática.

Gênero: Drama, religioso

Resumo: Salomè, casta e pura, chega a Jerusalém e se enamora de um centurião romano, que é braço direito de Pôncio Pilatos. Ela dança para o tetrarca, Herodes Antipas, tentando salvar João Batista, ainda que o resultado seja justamente o oposto.

Veja a cena da dança de Salomé aqui

———————–

Cartas Para Deus

Temática: Enfrentamento do Câncer, Fé, relacionamentos interpessoais. O filme é baseado em uma história real.É uma história profunda, comovente e até mesmo divertida sobre o efeito reanimador que a fé de uma criança pode ter na família, nos amigos e na comunidade.

Titulo: Cartas Para Deus

Gênero: Drama

Resumo: Uma história inspiradora de esperança e redenção, Cartas Para Deus mostra o que acontece quando a caminhada de fé de um menino vai ao encontro de um homem que busca um propósito (o Carteiro) – a jornada transformadora resultante desse encontro toca as vidas de todos ao redor deles dois.

Veja o trailler aqui

————————

P.S Eu Te Amo

Temática: Luto Patológico

Título original: P.S I Love You

Gênero: Romance

Resumo: Holly Kennedy (Hilary Swank) é uma jovem bonita, feliz e realizada. Casou-se com o homem de sua vida, o divertido e apaixonado Gerry (Gerard Butler). Mas ele fica doente e morre, deixando Holly em estado de choque. Antes de falecer, Gerry deixa para a esposa uma série de cartas. Mensagens que surgem de forma surpreendente, sempre assinadas da mesma forma: “P.S. I Love You”. A mãe de Holly (Kathy Bates) e as melhores amigas dela, Sharon (Gina Gershom) e Denise (Lisa Kundrow), estão preocupadas porque as cartas mantém a jovem presa ao passado. Mas o fato é que as cartas estão ajudando a aliviar sua dor e guiá-la a uma nova vida.

 ——————————–

À Prova de Fogo

Temática: Crise no casamento

Título original: Fireproof

Gênero: Drama

Resumo:  Kirk Cameron (Deixados Para Trás) interpreta Caleb Holt, um heróico capitão bombeiro que preza a dedicação e o serviço ao próximo acima de tudo. Mas a parceria mais importante de sua vida, seu casamento, está prestes a se desfazer em fumaça. Esta história cativante acompanha o desejo de um homem em transformar sua vida e seu casamento através do poder curativo da fé e de seguir adiante pelo lema dos bombeiros: Nunca deixe seu parceiro para trás.

—————————–

O Discurso do Rei

Temática: Gagueira

Título original: The King’s Speech

Gênero: Drama

Resumo: George VI (Colin Firth), conhecido como Berty, assume, a contragosto, o trono de rei da Inglaterra quando seu irmão, Edward (Guy Pearce), abdica do posto em 1936. Despreparado, o novo rei pede o auxílio de um especialista em discursos, Lionel Logue (Geoffrey Rush), para superar seu nervosismo e gagueira. Com o tempo, tornam-se amigos.