Terapia Assistida por Animais, que bicho é esse?!

     

Contato com animais pode ajudar o Homem a enfrentar questões dolorosas.

A Terapia Assistidas por Animais (TAA) é uma terapia complementar que usa animais (cães, gatos, cavalos, escargot) como recurso terapêutico. O animal serve como um catalisador das emoções e ponto de contato entre o terapeuta e o paciente.

Na psicoterapia individual ou de grupo, o contato com um cão, por exemplo, pode ajudar o cliente a enfrentar questões dolorosas e se comunicar melhor com o psicoterapeuta.

No Brasil, a TAA teve como uma das percussoras a psiquiatra Nise da Silveira, que percebeu que a responsabilidade de cuidar de um animal e o desenvolvimento de laços afetivos podem contribuir para a reabilitação de pessoas com transtornos mentais. Então ela incorporou os bichos, principalmente gatos, no seu trabalho como co-terapeutas.

A TAA está em processo de expansão no Brasil e vem sendo utilizada com bons resultados em projetos de atendimento a dependentes químicos, crianças com necessidades especiais, idosos que moram em abrigos, projetos pedagógicos, dentre outros.

Pesquisas realizadas mundo a fora indicam que o contato com um animal produz uma série de reações positivas no organismo, como baixar as taxas de colesterol e a pressão arterial. Já do lado emocional e psíquico, o contato com animais propicia melhoria da qualidade de vida, das relações interpessoais e da cognição.

 

Adriana Lemos
Psicóloga e Jornalista
* Da  equipe Cuidarte