O livro Psicologia Básica é uma publicação piauiense
Com o título, Apoio psicológico no tratamento do paciente com câncer as psicólogas Kislley Sá Urtiga, coordenadora da Cuidarte, e Karine Cardoso assinam o único capítulo dedicado à saúde mental do paciente oncológico no livro piauiense Oncologia Básica, que traz como organizadores os médicos Carlos Sabas Vieira e Eid Gonçalves Coelho.
A abordagem de base humanista que ambas usam para falar da questão é Gestalt Terapia e ainda têm apoio na psico-oncologia. Elas discutem os transtornos de humor que comumente aparecem no paciente oncológico e a importância do acolhimento da dor e angustias do adoecido.
Destacam que a abordagem da Gestalt-terapia se fundamenta no diálogo entre o paciente e o terapeuta, o que abre possiblidades para cuidar e resignificar o estado do adoecer. “Isto quer dizer que é viável favorecer um transitar do paciente pelos nós deste processo e pelo encontro com suas potencialidades, a fim de desatá-los”, falam citando Polito.
Kislley e Karine pontuam ainda que o apoio psicológico consiste justamente no entrar em contato com os conflitos relacionados à doença, o que modificou o contexto de vida da pessoa, como ela reage diante das dificuldades encontradas, que possibilidades e perspectivas de melhora ou piora está experimentando, o que consegue enfrentar, o que isola ou ignora, até mesmo como um processo de evitação ou mesmo fuga.
Acrescentam que a proposta do terapeuta é de colocar para o paciente que ele pode apoiar-se em si mesmo, desenvolvendo auto suporte e ainda responsabilizar-se sobre o que fazer ao encontrar-se adoecido.
Por Adriana Lemos – Jornalista e psicóloga