Sobre as lições do fracasso e como dar a volta por cima

fracasso
São com as perdas e dificuldades que nos preparamos para vencer

Semana passada saiu o resultado do Enem com aceno positivo para muitos, o que os credenciam ao acesso em centenas de universidades país a fora. A sensação de vencer essa etapa da vida é indescritível, e muito, muito boa. Entretanto há os que não conseguem e a tristeza os acompanha. Alguns se abatem profundamente, ficam com a autoestima abalada dificultando novas tentativas, já outros usam o fracasso para recomeçar. É sobre as lições do fracasso que tratamos nesse texto.

Para começar, vamos refletir sobre um ponto muito importante em nossas vidas. O de que o fracasso é parte do processo de aprender a vencer, pois são com as perdas e dificuldades que amadurecemos, revemos rotas, adequamos a bagagem e seguimos nossa viagem. No caso, rumo a concretização do objetivo de ingressar em uma universidade, nos tornarmos profissionais na área que escolhemos.

Então fica a dica de não desanimar aos que não conseguiram dessa vez. Para começar a vislumbrar um caminho claro até seu desejo, reflita sobre o fato de não se colocar pressões desnecessárias. Cobrança exagerada só traz sofrimento.

Existem gatilhos que nos enfraquecem e nos deixam vulneráveis a ter medo do fracasso e isso nos paralisa no sentido de seguirmos em frente. Vou citar três deles a seguir:

Ter expectativas irreais. Achar que na primeira ou primeiras tentativas é a única chance, assim você não enxerga outra possibilidade; Perfeccionismo. Ponha uma coisa na sua cabeça: ninguém é perfeito. E a gente não precisa ser perfeito, mas feliz; Baixa autoestima. Se achar incapaz é comum a todos nós seres humanos, mas isso nos leva ao medo de falhar e não ser aceito. Porém, reflita de novo, as expectativas que devem ser atendidas são as suas e não de outrem. Quando a gente se gosta a aprovação do outro é complemento, e não necessidade. A realidade é que cada um de nós é único e capaz de construir sua própria noção de sucesso e seu próprio caminho.

Então querido leitor, se você se identifica com o que estamos pontuando por aqui, reveja seu objetivo a partir de vários ângulos, se o curso que pretende é desejo seu ou de terceiros, se você de fato tem habilidades para a área escolhida; pondere que você não conseguiu dessa vez, mas tem o tempo a seu favor (quem está nessa fase da vida, via de regra, tem menos de 20 anos); não se compare com ninguém, você é outra subjetividade e única, teve outras oportunidades ou foi privada daquelas condições de quem logrou êxito dessa vez. Trabalhe com o que você tem no momento, assim refaça seus planos para a próxima seleção e execute.

Finalizo resumindo toques para você refletir, decidir e trilhar seu caminho:

1. Às vezes você falhará;
2. Não se culpe;
3. Veja o fracasso como um trampolim
4. Ninguém consegue ser bem sucedido o tempo todo
5. Use os benefícios do fracasso a seu favor
6. Acredite em si
7. Viva um dia de cada vez
8. Tenha uma atitude positiva diante da vida
9. Planeje
10. Trabalhe para realizar.

Por Adriana Lemos
Jornalista e Psicóloga