Desvendamos o que é a psicoterapia corporal

corpo
A maneira como o indivíduo se organiza psiquicamente aparece no corpo.

O corpo guarda a história do indivíduo. A afirmação resume o campo que a psicoterapia corporal lança o seu olhar e com o que ela trabalha. Em outras palavras é orientada para o corpo. Entre os ramos desse tipo de terapia está a análise bioenergética, que é uma psicoterapia relacional enraizada nas diferentes funções do self: sua função energética, sensorial, muscular, emocional e representações mentais.

Em Teresina essa abordagem ainda não é tão conhecida, mas existem profissionais que atuam nessa seara e uma desses profissionais atende na clínica Cuidarte. Trata-se da psicóloga Laíza Piauilino, que nos contou sobre essa psicoterapia.

Ela explica que essa vertente tem como base teórica a psicanálise e como tal trabalha com conceitos tais como libido, transferência, contratransferência, energia, resistência. Entretanto esses podem não ter o mesmo significado da psicanálise clássica.

Laíza pontua que nosso caráter se encontra em nosso corpo. O caráter nesse caso é maneira como o indivíduo se organiza psiquicamente e não é a mesma coisa que personalidade. Outro conceito fundamental nessa psicoterapia é couraça, que se trata de uma tensão crônica muscular que gera registros no corpo.

“No processo terapêutico vemos o discurso e onde estão esses bloqueios energéticos no corpo e é possível determinar qual o tipo de caráter do indivíduo. Estes são do tipo esquizoide, oral, narcisista, rígido e masoquista. Em cima disso é que o processo terapêutico vai se desenvolver. Escutamos e aplicamos técnicas próprias de respiração e movimento ajudando o paciente no seu processo de autoconhecimento e ampliação de consciência”, afirma a psicóloga.

Em resumo, a psicoterapia corporal designa um conjunto de práticas psicoterapêuticas que tendem a incluir entre suas atividades a observação do corpo, trabalhos com respiração, exercícios expressivos, toques e massagens. E que são transformadores!

Por Adriana Lemos
Jornalista e Psicóloga

Siga-nos e curta: