Programa treina memória operacional

Treinamento leva cerca de um mês e meio e tem bons resultados.

Quer melhorar a concentração e o foco nos estudos? Já existe treinamento para essa finalidade. Trata-se do programa COGMED, que trabalha a memória operacional. Esta é a responsável por manter e organizar as informações em nossa mente, sejam elas recentes ou armazenadas há algum tempo, e permite que essas informações sejam utilizadas durante o raciocínio.

A memória operacional é essencial para o aprendizado e outras habilidades para o desenvolvimento nos estudos, no trabalho ou outra atividade cotidiana. O programa de treinamento da Memória Operacional(COGMED) está disponível na Cuidarte por meio de atendimento com psicóloga certificada.

Conceição Uchoa, Tutora do COGMED, diz que o treinamento é realizado sob supervisão e apoio de um tutor e pode ser feito por crianças e adultos e é indicado para uma série de situações, como com crianças com baixo rendimento escolar, alunos que tenham pouco foco e interesse durante as aulas, adolescentes que precisam seguir planos de estudos para o vestibular e ENEM, estudantes que precisam desenvolver a atenção e raciocínio, pessoas com déficit de atenção, profissionais que buscam melhorar seu desempenho e produtividade. “O treinamento do COGMED traz resultados significativos em relação a autoestima, aprendizagem e resolução de problemas do cotidiano. Os clientes contam com satisfação o quanto suas vidas mudaram depois de trabalharem sua memória operacional”, frisa Conceição Uchoa.

Ela explica que no treinamento são trabalhadas funções como flexibilidade cognitiva, que envolve encontrar meios alternativos para a resolução de problemas; controle inibitório, responsável por fazer uma leitura do ambiente e indicar quais comportamentos são ideais em dado momento; atenção seletiva, que permite ignorar estímulos distratores durante um raciocínio; autorregulação, com a capacidade para gerenciar a cognição, motivação e comportamentos no processo de aprendizagem; planejamento, que é o comportamento de desenhar detalhadamente como as tarefas serão executadas; e a memória de trabalho, aquela capacidade de manter a informação na mente e trabalhar sobre ela posteriormente.

Por Adriana Lemos
Jornalista e psicóloga

Siga-nos e curta: