Apneia do sono é cada vez mais um problema na vida dos brasileiros

No silêncio da noite, um pesadelo invade a tranquilidade das casas brasileiras e piora ainda mais a qualidade do nosso sono: é a apneia. A falta de ar durante o sono, cuja expressão mais comum é o ronco. A maior pesquisa já feita sobre o sono em São Paulo revelou que a cada quilo a mais de peso, aumenta em 5% a chance da pessoa desenvolver apneia.

A coisa começou a mudar na vida da Andrea quando ela descobriu uma pesquisa sobre sono do Instituto do Coração e foi se inscrever. A pesquisa quer saber se o tratamento da apneia do sono pode ajudar a melhorar o que os médicos chamam hoje de síndrome metabólica, que é um conjunto de sintomas, que juntos, ameaçam a nossa saúde: obesidade, pressão alta, além de alterações no colesterol e na glicose.

O tratamento das pessoas que participam da pesquisa é feito com um equipamento chamado CPAP, uma bomba que mantém constante o fluxo de ar constante para dentro dos pulmões. A pesquisa com duas mil pessoas ainda está em andamento. Mas algumas pistas já mostram que o CPAP pode ser um aliado contra a síndrome metabólica. Com o sono melhor, muitos pacientes já melhoraram a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue. Sem falar nas noites mais silenciosas e tranquilas.

Fonte: Globo Repórter